terça-feira, abril 30, 2024

Podcast Paulatinamente: o poder da música e o bem-estar

Love me do, Under Pressure ou outros grandes clássicos do rock são faixas que conseguem produzir em mim uma onda de energia e emoção até difícil de explicar. Lembro do primeiro show de Paul McCartney que assisti. Pode parecer meio emocional demais – e porquê não? – mas em alguns momentos meus olhos encheram de lágrimas vendo o meu eterno ‘Beatle’ tocar e cantar. Sem contar naquele arrepio característico que dá pra sentir nos braços e na nuca!  A música tem poderes indescritíveis sobre a nossa mente! E não digo isso apenas por mim! 

Eu sou Paula Roschel, jornalista apaixonada pelos mistérios do corpo e da mente, e você está em mais um episódio do Paulatinamente. Hoje vamos abordar o poder da música sobre nossos bons sentimentos.

Um novo estudo britânico, publicado em agosto de 2019, mostra que a música tem o poder de aumentar o bem-estar mental. O documento, que foi conduzido pela Entertainment Retailers Association, se baseou em 2019 adultos e foi conduzido pelo Fly Research. Ele mostra que ouvir música é uma atividade relaxante para 82% dos entrevistados. 76% concordaram que ouvir seu álbum favorito faz com que o humor melhore, funcionando como um antídoto contra o desânimo.

Antigamente, alguns cientistas achavam que apenas um lado do cérebro era afetado pela música. Mas exames clínicos mais recentes – e precisos – mostram que o cérebro é estimulado nas mais diversas áreas quando estamos curtindo alguma melodia.

Gêneros

Outro ponto interessante a ser observado nesta investigação científica sobre o poder da música em nosso corpo é que, antigamente, pensavam que a música clássica afetava nossas reações mais do que outros ritmos. Atualmente, o que os especialistas estudam com mais afinco é a relação de músicas do nosso passado com o bem-estar. Por exemplo, alguns pacientes em estágios avançados de Alzheimer demonstram reações positivas quando escutam suas músicas favoritas da juventude. Por mais que outras memórias tenham se perdido com a doença, a musicalidade e suas lembranças permanecem ali, sendo reativadas quando damos o play.

Então cada um consegue se conectar com o bem-estar da música através de gostos musicais bem particulares.

Para a apresentadora de televisão e digital influencer Maria Eugênia Suconic, a Mareu, o que pega fundo na alma são os mantras. A combinação de notas e palavras – muitas vezes em sânscrito – e que acompanham práticas como yoga ou meditação guiada, faz com que ela reflita melhor sobre alguns assuntos, servindo como um caminho para novos e melhores pensamentos. Para saber tudo o que a Mareu falou sobre os mantras, inclusive os favoritos, é só escutar o podcast Paulatinamente. Ele está no player no início deste post.

Seja através do bom e velho rock and roll, dos mantras que acompanham a meditação, das músicas clássicas ou aquela melodia que te faz feliz sem qualquer motivo aparente; invista diariamente em pequenas doses de bem-estar através da música. 

Escolha alguma playlist que te dá prazer – ou até mesmo monte a sua própria – e incremente boas energias através do poder do som!

Fiquem ligados por que no próximo episódio do Paulatinamente nós vamos falar sobre doses de ânimo durante mudanças de ciclos.

Até já!

Paulatinamente 1 – como driblar a ansiedade através de uma boa alimentação?

Paulatinamente 2 – como cultivar plantas para melhorar a qualidade do ar de casa?

Paulatinamente 3 – chás podem deixar a pele mais bonita

Produção e edição: Origina Conteúdo.
Trilha sonora: Music Solution.

 

Leia também

spot_imgspot_img