sábado, abril 27, 2024

Podcast Paulatinamente: ansiedade e alimentação

Hoje inicio uma nova etapa aqui no JornaldamodA!

Após uma extensa jornada escrita, começo a trilhar também um caminho falado. Sim, agora o portal e escritório de conteúdo entra na deliciosa trilha do podcast!

Batizei meu mais novo “filho” de Paulatinamente. Nele, vocês vão acompanhar dicas de bem-estar, em pequenas doses. Ele expressa, em até dez minutos, passos profissionais e vivências de personalidades para equilibrar o corpo e a mente.

No episódio de estreia vamos abordar a temida ansiedade.

Podcast sobre saúde mental e bem-estar Paulatinamente. Episódio 01 - ansiedade e alimentação
Podcast sobre saúde mental e bem-estar. Paulatinamente, episódio 01 – ansiedade e alimentação

PAULATINAMENTE EPISÓDIO 01: ANSIEDADE E ALIMENTAÇÃO

 

A vida apressada, com o acúmulo de funções e o excesso de responsabilidades, parece o comum – e esperado – nos dias atuais. Mas e os momentos de pausa, prazer e cuidado com o corpo e a mente?

Seja bem-vindo ao Paulatinamente, podcast que é uma pequena dose de bem-estar no seu dia a dia.

Eu sou Paula Roschel, jornalista e apaixonada pelos mistérios do corpo e do pensamento. Vou te guiar por dicas de profissionais e vivências de personalidades para, paulatinamente, entendermos juntos o que podemos fazer para ter mais qualidade de vida.

No episódio de hoje vamos falar sobre ansiedade e alimentação.

Você sente que a preocupação está cada dia mais presente em sua vida? Considera que a ansiedade é uma “companheira” durante a correria entre a vida pessoal e o trabalho?

O primeiro ponto a ser levantado aqui é a definição de ansiedade.

Segundo a psicanalista Cristiane Maluf Martin, a ansiedade é um transtorno mental que apresenta como características sentimentos de preocupação ou medo provocados pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa, que na maioria das vezes nem ocorre, sendo um sofrimento em vão.

A ansiedade normal todos nós, em algum momento da vida, podemos apresentar, seja antes de uma entrevista de emprego, de uma prova ou até mesmo de um encontro com aquele crush que você está de olho faz um bom tempo!

Só que podemos considerar a ansiedade uma patologia, simplificando, uma doença, quando os sintomas são exagerados, como uma preocupação excessiva, a inquietude e a sensação de pânico que interfere na rotina de uma pessoa, seja no campo profissional e/ou afetivo.

Caso você sinta que o seu quadro já esteja mais avançado do que uma mera ansiedade esperada, o ideal é procurar ajuda médica, claro! Com saúde mental não se brinca! Através de médicos e terapeutas capacitados é possível fechar um diagnóstico e tratamento.

Mas se você está apenas tentando segurar a ansiedade normal, que antecede algum acontecimento importante da sua vida, existem alguns passos simples a fazer que facilitam o processo de retomada do equilíbrio.

Talvez o mais curioso deles esteja bem na sua frente, no mínimo três vezes ao dia e você nem se deu conta ainda! Sim, estou falando da alimentação!

O que comemos, seja no café da manhã, almoço, jantar e até mesmo snacks, pode influenciar alguns sentimentos e sensações.

Começando pelos ‘proibidões’, os alimentos que pioram a sensação de ansiedade, temos os estimulantes.

E é aí que o bicho pega, pois brasileiros são apaixonados por café! E o café, esse líquido quentinho e reconfortante, também é a ‘kryptonita’ de alguns ansiosos – não todos!

Outras bebidas que podem surtir o mesmo efeito do café? O guaraná concentrado e o chá verde.

Os bons drinques também não são lá os melhores amigos das pessoas que querem fugir da ansiedade. Na hora do “tim tim” pode até ser que você fique mais relaxado mesmo, tranquilão, mas depois pode rolar um efeito rebote que vai piorar a ansiedade.

Alimentos super processados e industrializados também não ajudam, como os chips, bolachas recheadas e outras guloseimas. Eles são ricos em aditivos químicos, para exaltar o sabor e conservar o alimento, mas estes aditivos são elementos que aumentam a inflamação do corpo, o que prejudica o nosso sistema nervoso através também da maior liberação de um hormônio chamado cortisol, afetando o nosso equilíbrio.

Aliás, cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse, será tema de um novo Paulatinamente. Aguarde!

Mas e aí, já sabemos o que não comer….

… Mas e o que ingerir para sentir maior equilíbrio mental?

Quem responde isso é a nutricionista clínica e esportiva Christiane Bergamasco, da clínica da Dra. Cristiane Coelho, de São Paulo. Escute o ‘Paulatinamente’ aqui no site ou nas principais plataformas de streaming, como Deezer, Spotfy e iTunes.

Para colocar o espinafre no seu dia a dia, um dos ingredientes na lista da nutricionista Christiane Bergamasco, se você não é muito chegado em uma salada ou refogado, tente virar amigo dessa erva originária do centro e sudoeste da Ásia através de um belo suco.

A receita é simples!

Basta espremer a laranja de sua preferência até dar uma xícara e meia pegar este conteúdo e colocar em um liquidificador junto com uma folha de espinafre – bem higienizada e bater com um pouco de gelo, para não ficar aguado, e mel ou adoçante do tipo estévia.

Mata a sede e ainda entrega muitos nutrientes que equilibram!

E você, já está preparado para colocar hábitos mais saudáveis na sua rotina?

Então fique ligado nos próximos episódios do Paulatinamente. Até lá!

Produção e edição: Origina Conteúdo.
Trilha sonora: Music Solution.

Leia também

spot_imgspot_img