sábado, abril 27, 2024

Protetor solar: confira nossa lista com ótimas opções

São inúmeras as opções de protetor solar no mercado. O que não dá é para ficar sem usá-lo, já que esse produto é essencial não apenas para evitar queimaduras e sim diversas doenças de pele.

Selecionamos alguns em uma lista que engloba produtos para o corpo, para o rosto e para os lábios. Todos com textura leve, acabamento que não deixa melado e propriedades que evitam bolinhas e espinhas, afinal, boa parte das brasileiras possui pele mista ou oleosa.

Destaque para opções em bastão, como o da Adcos e Sunless. Eles são muito práticos e ocupam pouco espaço no nécessaire.

Para quem tem medo da acne e comedões, a recomendação é o Actine, para o rosto, e o da Isdin, para o corpo.

O da Dermage é um protetor mineral, para quem busca essa especificação que é bem bacana para peles sensíveis.

E o bastão da Nivea é um clássico, para os lábios. Aliás, não deixe de protegê-los sempre, pois a área pode ser esquecida com facilidade, especialmente quando o assunto é reaplicação.

Confira outras informações relevantes para evitar problemas de pele:

Os raios ultravioleta B (UVB) têm seu pico no verão e são responsáveis pelas queimaduras e vermelhidões.

Os raios ultravioleta A (UVA) estão presentes o ano todo e penetram mais profundamente na pele, causando envelhecimento, manchas e alergias.

Ambos podem provocar o desenvolvimento do câncer de pele.

“Quanto mais clara a pele, menor a produção de melanina e, portanto, maior o risco de danos ou queimaduras”, explica a oncologista Veridiana Pires de Camargo.

Mas vale ressaltar que mesmo peles morena e negra precisam de proteção solar, ok?

No Brasil, o Fator de Proteção Solar (FPS) varia de 15 a 99. O FPS 30 é o mínimo recomendado para quase todos os fototipos, com exceção das peles mais claras, que necessitam de, pelo menos, um FPS 50, e das pessoas com maior risco para o câncer de pele devido à baixa produção de melanina ou outros fatores, como pintas e sardas, sendo recomendável o FPS 99.

“Num trajeto curto, como o de ida e volta ao trabalho, não precisa de um fator mais alto do que o indicado para o fototipo da pele. Já na exposição prolongada, o ideal é usar um produto com FPS maior e reaplicar a cada duas horas, para evitar queimaduras”, comenta Elimar Elias Gomes, dermatologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Outras dicas de prevenção incluem evitar a exposição ao sol entre nove da manhã e três horas da tarde. Além do protetor, use chapéus, bonés, roupas e acessórios com proteção UV e óculos escuros.

Esse e outros conteúdos você lê na íntegra no Wellmanaque, almanaque semestral com assinatura da jornalista e escritora Paula Roschel. Ele é fruto de um projeto de jornalismo independente e gratuito.

Leia também

spot_imgspot_img