segunda-feira, abril 29, 2024

Podcast Paulatinamente: chás podem deixar a pele mais bonita

A água é a bebida mais consumida do mundo. Mas você sabe qual é a segunda? Confesso que eu achava que era o café. Mas não! É o chá! 

Infusões com história

No oriente é bem simples observar esse amor todo pelas ervas e frutas que entregam seu sabor e propriedades medicinais quando em contato com a água quente. No Japão, por exemplo, as cerimônias do chá são disputadíssimas! Ganhando status de patrimônio cultural e de um grande atrativo turístico.

Reza a lenda que o chá foi descoberto no ano de 2737 AC por um imperador chinês que tinha o costume de beber água fervida. Em uma dessas investidas, durante uma viagem, algumas folhas caíram na água e ela ficou com um tom acastanhado. Ele, curioso, experimentou a mistura e a achou saborosa. 

No terceiro episódio do Paulatinamente você vai saber como os chás podem deixar a pele mais bonita. Abordamos três receitas simples: uma com hibisco, outra com hortelã e uma com chá branco. Foto: JornaldamodA Conteúdo.

Se foi assim mesmo que o chá nasceu, eu não sei! Mas que ele é a bebida oficial da China, isso ele é!

Chás e bem-estar

Aqui no Brasil, nós associamos muito o chá como uma ferramenta para promover saúde e bem-estar!

Quando estamos com o estômago ou fígado meio ruim, durante uma ressaca, vamos de boldo! Se os nervos estão à flor da pele, bora apreciar uma xícara de camomila, para acalmar! 

Nas praias do Rio ele é parte da cultura local. O mate é o campeão de audiência – acompanhado de um biscoitinho, claro! 

Só que além de ser incrível para beber, os chás também são ótimos para deixar a pele mais bonita, você sabia?

Segundo a esteticista Roseli Siqueira, conhecida por dar prioridade para tratamentos de beleza bem naturais, o chá de hibisco é responsável por um viço natural da pele. A expert dá dicas de como usá-lo no dia a dia, que você escuta no podcast Paulatinamente, no player no início deste post.

Outra dica de Roseli envolvendo ervas e saúde da pele é driblar a acne com a popular hortelã, através de compressas. A receita também está no podcast. A mistura é ótima para limpar a pele, principalmente em momentos de excesso de comilança (após festas) ou TPM.

Já o chá branco tem ótima função antioxidante, que rejuvenesce as células do corpo, melhorando a oxigenação e acelerando o metabolismo. Para usá-lo topicamente, você precisa fazer o seguinte:

Pegue quadrados finos de algodão, daqueles de tirar a maquiagem. Molhe-os com chá branco, em temperatura ambiente, e aplique no rosto, como compressas.

Seus principais benefícios? Ajudar na desintoxicação da pele, evitar manchas e rugas, e combater a flacidez. 

Você pode fazer o ritual três vezes na semana.

Gostou dos chás para a beleza – de dentro para fora e de fora para dentro? Então fique ligado, pois beleza natural e bem-estar tem total relação e eu abordarei tais tópicos muitas outras vezes aqui no Paulatinamente! 

Até lá!

Paulatinamente 1 – como driblar a ansiedade através de uma boa alimentação?

Paulatinamente 2 – como cultivar plantas para melhorar a qualidade do ar de casa?

Produção e edição: Origina Conteúdo.
Trilha sonora: Music Solution.

Leia também

spot_imgspot_img