domingo, abril 28, 2024

Sororidade entre gêmeas, com Giselle e Michelle Batista

Relações familiares são sempre recheadas de grandes desafios e aprendizados. Para irmãs gêmeas, como as atrizes Giselle e Michelle Batista, isso pode ter contornos ainda mais intensos.

Como o termo sororidade, que significa empatia entre mulheres que se identificam e se ajudam através de desafios pautados pelo gênero, está mais em alta do que nunca, nós, do JornaldamodA, resolvemos perguntar para as duas taurinas cheias de personalidade se o conceito também está presente no cotidiano da família.

sororidade entre irmãs
Sororidade entre gêmeas, com Giselle e Michelle Batista

JornaldamodA – O fato de ter uma irmã gêmea favorece uma percepção mais profunda sobre o poder da sororidade?

Giselle – Muito antes de saber o significado de sororidade ou me entender como feminista, na prática eu já exercitava esses conceitos.

A competição entre mulheres acerta em cheio duas irmãs gêmeas, pois as pessoas nos comparam sempre: uma é mais bonita, outra é mais legal, mais talentosa, ou mais isso, mais aquilo. Sempre por comparação, estimulando a rivalidade. Desde muito nova a gente questionava tal realidade.

Nunca dei brecha, por exemplo, pra alguém me elogiar em comparação a ela (Michelle). Sendo assim, a sororidade carrego para a vida. Um exercício diário e para todas as mulheres. E isso nada tem relação com mulheres contra homens, uma deturpação comum na internet. São as mulheres unidas, como os homens sempre foram. 

michelle e giselle batista falam sobre sororidade

Michelle – Eu sempre digo que, como gêmea, a primeira coisa que eu aprendi na vida foi dividir. Seja dividir os pais, a data de aniversário, muitas vezes os amigos, a atenção, e por aí vai. Quando nem se falava sobre sororidade, sobre competição entre mulheres, sobre comparações, a gente intuitivamente aprendia a lidar com essas questões.

Essa parceria que a gente desenvolveu ao longo dos anos, com certeza, nos ajuda na relação com outras mulheres hoje também.  

michelle e giselle batista - sororidade entre irmãs

JornaldamodA – O que é sororidade para vocês?

Giselle – É a irmandade entre as mulheres. É a gente reconhecer a influência do patriarcado nas desavenças, intrigas e competição entre nós. É uma construção cultural que podemos romper. Cada uma que sobe tem o poder de puxar e empoderar mais a outra.

Michelle – A sororidade é uma parceria entre as mulheres, uma relação de amizade e respeito. É você buscar a empatia pelas outras mulheres e respeitar as diferenças de cada uma. O conceito está em pequenos detalhes, em não competir ou maldizer a ex dos seus parceiros, em apoiar as suas amigas, em defender mulheres que você nem conhece, mas que estão precisando de ajuda.

michelle e giselle batista falam sobre sororidade - Sororidade entre gêmeas, com Giselle e Michelle Batista

JornaldamodA – Vocês se consideram feministas?

Michelle – Sim, me considero feminista. A verdade é que o título, no fim das contas, é o que menos importa. Muitas mulheres são feministas sem nem realizarem ou saberem muito sobre o conceito. Mas é muito importante esse movimento das mulheres empoderadas e mais unidas.

Giselle – Somos muitas mulheres e sempre tivemos pouca representatividade, diferenças salariais, dupla jornada. O feminismo representa a equidade de gênero.

JornaldamodA – Qual série bem #girlpower vocês indicam para outras mulheres se entreterem e aprenderem?

Giselle – Self-made (A vida e a história de Madame C. J. Walker), série da Netflix. Conta a história de uma mulher admirável que se tornou a primeira mulher preta milionária dos Estados Unidos, numa época em que conseguir uma vida digna já era difícil para uma afrodescendente.  Unorthodox (nada ortodoxa), também da Netflix, é outra indicação. Fala sobre uma mulher judia, de 19 anos, que foge do seu casamento arranjado e da comunidade ultraortodoxa que vivia no Brooklyn.

Por último, mas não menos importante, indico a série Homens?, do Comedy Central e Amazon Prime Video, da qual faço parte. Apesar do título, não se engane! A série é bastante atual nas questões femininas. Nada é tabu. A Natasha, minha personagem, é feminista e vai falar sobre aborto, liberdade sexual e independência financeira. Super indico!

Michelle – Uma série que já é antiga e eu gosto bastante é GIRLS, da HBO. A atriz, e também autora e diretora, a Lena Dunham, é uma mulher feminista e empoderada. Outra mais recente que tenho gostado, mas ainda estou no começo, então não posso falar muito ainda, é Fleabag.

Fotos Sororidade entre gêmeas, com Giselle e Michelle Batista: Instagram Michelle Batista, Giselle Batista e Jairo Goldflus / Make: Rafael Guapiano / Stylist: Tica Bertani.

Leia mais:

Sororidade: o que é e o que não é?

Resenha do livro sororidade: quando a mulher ajuda a mulher

Leia também

spot_imgspot_img