domingo, abril 28, 2024

Qual o futuro da beleza após a pandemia?

Segundo mecanismos de pesquisa online, a busca pelo termo “skincare” (traduzido: cuidados com a pele) teve um aumento significativo no Brasil desde o início do isolamento social. “Autocuidado” também ficou entre as palavras do universo do bem-estar em curva ascendente. Com isso, qual o futuro da beleza após a pandemia? Tais aumentos de interesse são indicativos de um novo cenário? Quais termos e desejos as apaixonadas por beleza vão abraçar daqui para frente?

O “novo normal” vai abalar o mercado de beleza?

Segundo a dermatologista Tábata Yamasaki, as pessoas estão dando mais importância aos cuidados que podem ter em casa. Passaram, por exemplo, a pesquisar mais sobre máscaras e cremes faciais.

qual o futuro da beleza após a pandemia?
Qual o futuro da beleza após a pandemia?

No entanto, mesmo com esse crescimento, a médica sugere que haverá um consumo mais consciente e inteligente na área – mais perto da saúde do que dos pigmentos.

“As pessoas vão selecionar melhor os produtos, dando preferência para os multifuncionais, com benefícios individualizados e que entregam verdadeiramente o resultado esperado”, diz a dermatologista Tábata Yamasaki.

Ela explica ainda que a tendência será cada vez mais associar esses rituais a uma experiência de relaxamento. Por isso, a crescente procura por gadgets e dispositivos extras, como as pedras massageadoras e esponjas elétricas, para tornar o processo mais prazeroso. “Serão valorizados os pequenos atos de cuidados com a pele que refletem algo maior: o de cuidar de si mesma,” completa.

clean beauty
Foto: The Body Shop

Preventivo

Ganharão mais adeptos também, ainda segundo a especialista, medidas preventivas, que suavizam os efeitos do tempo. “As pessoas estão se planejando mais e querem envelhecer com qualidade, buscando tratamentos que valorizam a prevenção. Por exemplo, procedimentos que estimulam a produção de colágeno a longo prazo, como os bioestimuladores de colágeno e o ultrassom microfocado, serão boas apostas.”

Para a esteticista Edy Guimarães, de São Paulo, a exaltação da singularidade e da beleza natural também são pontos importantes da onda mais “clean” da beleza: “Muitas mulheres querem assumir seus fios brancos, querem tratar da saúde da pele e não apenas aniquilar rugas. Nós, como profissionais da beleza, temos que respeitar e nos guiar por essa tendência. Além disso, indicar para as clientes um maior cuidado com a nutrição e o equilíbrio mental, que também afetam – e muito – pele, cabelo e unhas”, diz Edy.

Produtos dentro do conceito de beleza limpa e focada em bem-estar:

produtos clean beauty - beleza de bem-estar
Foreo Luna 3 – gadget para transformar a casa em um spa | Kit Blink Lab Skin Glow Rose Quartz – acessórios em cristal, para acalmar a pele e a mente | Xampu Byos Oleosos, Vizcaya – produto livre de sulfato, parabenos, sal, silicones, parafina, corantes e outros agentes fora da dinâmica de “beleza limpa” | Pó compacto ultrafino Dailus – produto vegano, que é outro ponto forte de uma nova beleza | Óleo Rejuvenescedor Antirrugas Guerlain Abeille Royale – a marca se preocupa na preservação das abelhas. A sustentabilidade é outro ponto importantíssimo para consumidores de marcas de luxo |  Shower Gel Olive, The Body Shop – Marca também em sintonia com políticas de sustentabilidade.

LEIA MAIS:

Sororidade: o que é e o que não é?

Resenha do livro sororidade: quando a mulher ajuda a mulher

Leia também

spot_imgspot_img