domingo, abril 28, 2024

Os benefícios do azeite de oliva para a beleza

Vem saber mais sobre o poder do azeite de oliva com dicas, receitas caseiras, produtos e até um passo a passo de como usá-lo a favor da pele e dos cabelos.

Talvez você já tenha se deparado com essa dúvida: será que o azeite de oliva é mesmo bom para passar na pele e no cabelo?

A resposta é que sim.

Seu poder hidratante é imenso e seu uso pode ir muito além da cozinha, sendo um importante aliado da beleza:

  • O azeite de oliva ajuda a combater o envelhecimento precoce;
  • A evitar o ressecamento da pele e das mechas;
  • A diminuir irritações cutâneas. 

Por esses e outros motivos que ele está cada dia mais presente nas formulações de novidades da indústria de cosméticos – nacional e internacional.

Para a pele

A empresa grega Korres, por exemplo, é conhecida mundialmente como uma das mais prestigiadas no mercado internacional de cosméticos naturais. Sua extensa linha de produtos com azeite na composição faz sucesso nos mais de 30 países onde a marca está presente.

São diversas as opções de produtos com alta porcentagem de ativos vindos da natureza e livres de ingredientes químicos agressivos para a pele e para o meio ambiente.

Já aqui no Brasil, a Terroir Beauty foi pioneira ao inovar com cosméticos feitos com óleo de oliva puro, em uma linha especial para a pele. Seu mix inclui hidratantes masculinos e femininos com foco em face, colo e pescoço, para descomplicar a rotina de skincare.

Apostando num óleo repleto de vitamina A, D e E, os produtos contam com antioxidantes, ativos que ajudam a combater o envelhecimento precoce, e o oleocanthal, um composto com ação anti-inflamatória, rico em polifenóis antioxidantes e que atua no rejuvenescimento da pele.

E o azeite no cabelo?

Para conseguir os benefícios que o azeite oferece aos cabelos também há opções no mercado com esse poderoso ativo na formulação. Mas a boa notícia é que também é possível passá-lo diretamente nas mechas, como indicam os experts do Tudo Pra Cabelo, plataforma online de conteúdos sobre os fios.

Caso seja essa a ideia, eles recomendam o azeite de oliva extravirgem, que é o mais indicado para usar no cabelo, pois é a versão que mantém a maior quantidade de nutrientes para tratá-lo.

E é bom reforçar: óleos são usados, majoritariamente, nas pontas dos cabelos, para evitar desencadear problemas no couro cabeludo. Além disso, não utilize azeites e óleos sem proteção UV e térmica ao se expor ao sol ou usar ferramentas de calor, como chapinhas, secadores e modeladores de cachos. Isso pode danificar e muito os cabelos.

RECEITINHA DE BELEZA

por Jamar Tejada, farmacêutico e homeopata

Esfoliante de Rosa Branca e Azeite de Oliva

  • Separe pétalas de 3 rosas brancas em um recipiente;
  • Adicione 6 colheres (sopa) de farelo de aveia, 1 col. (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
  • Misture bem;
  • Aplique a mistura durante o banho, massageando com suavidade. Use uma vez por semana.

Confira outras receitas caseiras para hidratação.

Leia também

spot_imgspot_img