domingo, abril 28, 2024

O que fazer para proteger o cabelo do sol, cloro e praia?

A atividade ao ar livre, mantendo o distanciamento social, é uma das melhores – e mais simples – formas de amenizar a ansiedade que a pandemia despertou. Aprenda a tirar o melhor desse momento de descompressão sem prejudicar os cabelos, que são estruturas que sofrem com a exposição ao sol, cloro, sal e sujidades da água do mar.

Luz moderada

Os raios de sol podem afetar os depósitos de queratina dos fios, substância essencial para a massa capilar: “O resultado da exposição sem os devidos cuidados são mechas quebradiças e ressecadas”, diz Mariana Corrêa, dermatologista do Distrito Federal.

Como cuidar do cabelo seco no verão
O que fazer para proteger o cabelo do sol, cloro e praia?

Para a expert, para evitar o desgaste da fibra é ideal manter uma rotina equilibrada de lavagens com xampu, condicionador, algum finalizador e, eventualmente, a aplicação de máscaras e óleos, dependendo da indicação de um profissional da saúde. “Óleos capilares ajudam a recuperar os lipídios perdidos, incrementando a qualidade e o brilho do cabelo. O de argan, por exemplo, possui estudos publicados a respeito de seus benefícios”, diz Mariana.

Antes da exposição, também é possível prevenir os danos dos cabelos com o uso de cosméticos com vitaminas que protegem fios e couro cabeludo.

Para quem tem o cabelo colorido, cosméticos com blindagem de pigmentos se faz necessário.

Se você usa produtos voltados para a diminuição de oleosidade ou descamação do couro, é importante lavar os cabelos e secá-los durante o dia. Dormir com os fios molhados é péssimo para qualquer tipo de cabelo, mas pode causar coceira e até feridas em áreas sensíveis e com dermatites.

Inimigos camuflados

Mas como o sol, o cloro e outras substâncias químicas agem sobre os fios? “O sol causa oxidação dos aminoácidos do cabelo. Ele danifica também os lipídeos da área, causando perda da coesão da cutícula (camada externa do fio), protetora. Tem ainda um desbotamento da cor, seja ela natural ou não, pela degradação da melanina. As substâncias químicas, como o cloro, e os minerais presentes na água do mar, também atingem a cutícula dos fios. O resultado é uma diminuição do brilho e da maciez do cabelo, e uma maior fragilidade da fibra”, explica a dermatologista Ana Paula Fucci, do Rio de Janeiro.

Para quem costuma nadar ou praticar esportes aquáticos, o ideal então é investir em xampus e condicionadores indicados para a hidratação das hastes e couro cabeludo.

Para quem fica bastante em ambiente externo, a proteção solar dos fios também é importantíssima. “Se for essencial o uso de alguma fonte de calor, como chapinhas e secadores, também é importante usar protetores térmicos”, diz Regislaine Miquelin, dermatologista de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Para quem tem o couro cabeludo sensível, entretanto, o ideal é consultar um dermatologista ou tricologista antes de usar finalizadores que entrem em contato com a raiz. O uso equivocado de cosméticos por esse tipo de paciente pode ocasionar grande desconforto e até aumento de queda capilar.

Leia mais:

Tendência: moda bucólica, com carinha de fazenda, está em alta para o próximo outono/inverno.

 

Leia também

spot_imgspot_img