domingo, abril 28, 2024

O poder das cacheadas, por Kamila Fonseca

Continuando a nossa série de entrevistas com mulheres incríveis que integram empresas que fazem parte da vida feminina, seja em moda ou beleza, hoje conversamos com Kamila Fonseca. A profissional é head de marketing e desenvolvimento da Salon Line, marca de cosméticos que abriu um leque muito especial para mulheres de cabelos cacheados no Brasil.

JornaldamodA – Como você encara esse novo momento da beleza mundial – muito mais inclusiva?

Kamila Fonseca – Esse novo momento de beleza mundial mais inclusiva já faz parte da nossa rotina na Salon Line desde sempre. Trabalhamos com mulher negra, com cabelos crespos, um público que algumas marcas estão incluindo apenas agora, mas que pra nós sempre foi o público. Acho incrível que neste momento a inclusão seja um tema bem mais discutido, pois acredito que não existem padrões e que a mulher pode ser o que ela quiser.

JornaldamodA – Como isso impacta no seu trabalho de desenvolvimento?

Kamila Fonseca – É o centro de tudo. Sempre trabalhamos muito junto ao consumidor. Nos últimos meses, intensificamos nossas pesquisas para entender como essa pandemia afetou seus hábitos, sua rotina e sua vida! Com isso, com a ajuda da nossa própria consumidora, estamos trabalhando para continuar atendendo ela da melhor forma e desenvolvendo apenas os produtos que ela precisa.

JornaldamodA – A Salon Line é uma empresa que faz muita comunicação para as mulheres com o cabelo cacheado. Isso faz parte de algum pilar ou valor da marca?

Kamila Fonseca – Sim. A Salon Line começou sua venda de produtos para cabelos em 1996, com alisantes para cabelos crespos e cacheados. A mulher negra sempre foi o seu público-alvo. Passamos anos entendendo essa mulher, o que ela precisava, o que ela queria fazer no cabelo e o que ela desejava. A partir do momento que ela também desejou ficar natural, passar pela transição capilar e necessitaria produtos para fazer tratamentos e finalização, nós começamos a desenvolver produtos também para essa nova realidade dela. Recentemente, em 2017, começamos também a fazer produtos para mulheres de cabelos lisos e alisados e hoje temos um portfólio completo para atender a todas.

JornaldamodA – Como a marca se integra com a sociedade e com suas colaboradoras mulheres, em termos de empoderamento feminino?

Kamila Fonseca – A marca, através de conteúdo, leva bastante informação para as mulheres, além de possuir um time de embaixadoras bem diverso. A representatividade precisa estar em tudo, não apenas no discurso, na campanha ou na modelo da caixinha. Ela tem que estar em cada ação, em cada texto que produzimos para nossos canais, em cada vídeo que entra no nosso Youtube, em cada post que entra nas nossas redes sociais, em absolutamente tudo. Elevar a autoestima da mulher é empoderá-la. Permitir que a mulher seja do jeito que ela quiser é empoderá-la. Dar lugar de fala para diferentes grupos de mulheres que representam diferentes causas é empoderá-la.

JornaldamodA – Vocês têm algum programa de liderança feminina e mentoria?

Kamila Fonseca – Ainda não, mas está nos planos futuros.

JornaldamodA – Para você, o que é a sororidade?

Kamila Fonseca – Pra mim, Kamila, sororidade é a rede de apoio que deve existir entre as mulheres, independentemente das diferenças que existam entre elas. É mulher? Tem que apoiar! “Ah, mas ela tem um time de futebol diferente, não gostei da roupa dela”…. Não importa. Queremos igualdade de gênero e mulheres apoiam mulheres, SEMPRE! O resto a gente resolve, afinal, JUNTAS SOMOS MAIS FORTES!

JornaldamodA – Poderia citar três mulheres que você admira – e os motivos?

Kamila Fonseca – Admiro muitas mulheres por um motivo aqui, outro ali. Admiro atletas, pois sou ex-atleta e o esporte me move. Admiro algumas artistas por usarem seu privilégio de alcance e uma causa que eu defenda, como Luisa Mell, com a causa animal, por exemplo. Admiro a minha mãe, a minha vó, mulheres guerreiras que tive o privilégio de crescer e aprender junto. Mas uma super admiração que eu tenho mesmo é por ela:
Eartha Kitt. Mulher de opiniões fortes e revolucionárias para a sua época, além de se amar mais do que jamais amou qualquer pessoa. É uma mulher INCRÍVEL! O melhor vídeo dela é este aqui.

JornaldamodA – Para finalizar, poderia indicar livros, filmes ou obras feitas ou estreladas por mulheres?

Kamila Fonseca – Shonda Rhimes é maravilhosa. Todas as suas séries têm negros como protagonistas e ela ainda escreveu um livro INCRÍVEL que me motivou muito a mudar vários hábitos na minha vida: “O Ano em que Disse Sim”. Recentemente, assisti uma série bem forte para quem é mãe e que com certeza a perspectiva é bem diferente, que é “Little Fires Everywhere”, onde grandes mulheres protagonizam a série e é muito difícil de julgar quem está certo ou errado. Um livro incrível que li, escrito por uma jornalista, ex-âncora da CNN e que atuou in loco no episódio do sequestro das meninas alunas de Chibok, na Nigéria, também é maravilhoso. Chama “Beneath the Tamarind Tree”, da Isha Sesay. Vale a pena cada página, apesar de ser bem dolorido saber em detalhes o que aquelas meninas passaram.

LEIA OUTRAS ENTREVISTAS COM MULHERES INCRÍVEIS EM NOSSA SELEÇÃO “SORORIDADE”.

Foto “O poder das cacheadas, por Kamila Fonseca”: Divulgação Salon Line.

Leia também

spot_imgspot_img