sábado, abril 27, 2024

Muita rede social e o aumento da ansiedade

uso exagerado rede social saúde mental

Estudos sobre o uso exagerado de redes sociais são divulgados quase mensalmente. É ainda incerto o tamanho do impacto negativo dessa prática tão popular, mas alguns médicos defendem que é algo devastador no curto, médio e longo prazo. Dar uma pausa no acesso às plataformas, como Instagram, Twitter e TikTok, pode evitar o surgimento de quadros de ansiedade, depressão e irritabilidade excessiva. Você está pronta para mudar a rotina?

Coletamos algumas informações, extraídas de estudos científicos, para fazer com que você, de forma consciente, use a internet a seu favor, e não contra a sua saúde mental:

  • Ficar sem usar as redes sociais por uma semana pode aumentar significativamente o bem-estar, inclusive melhorando sintomas como irritabilidade, ansiedade, frustração e tristeza.
  • Retire todas as notificações de redes sociais e e-mails de seu celular de uso pessoal. O mecanismo-base das redes digitais, com seus algoritmos, é ficar constantemente “provocando” até que você as acesse. Notificações e interações são entendidas por nosso cérebro de forma similar ao da fissura por jogos de azar e drogas.
  • A sensação de urgência, de que precisamos estar disponíveis para socializar e nos comunicar com os outros o tempo todo, é uma verdadeira armadilha para o cérebro. Estabeleça limites. Precisamos ficar um pouco offline todos os dias.
  • É realmente necessário postar o tempo todo? Você trabalha com divulgação e precisa disso para viver, como os influenciadores? Nossos dados são o produto mais desejado do mercado atual, e momentos privados, o novo luxo.

Ilustrações: Paula Roschel.

Leia também

spot_imgspot_img