segunda-feira, abril 29, 2024

Moda sustentável: algodão ecológico e cores naturais em alta

A moda é uma indústria com grande potencial para poluir. Isso ocorre, principalmente, através de matérias sintéticas de suas peças, que soltam partículas minúsculas de plástico nos rios e oceanos (através do descarte e lavagens) e também com a pigmentação via componentes químicos nada sustentáveis. Com os crescentes impactos negativos do homem sobre a natureza, entretanto, grandes empresas do segmento têxtil buscam mudanças que levem a um consumo muito mais responsável. A Renner, rede de varejo brasileira, por exemplo, acaba de lançar uma nova coleção cápsula produzida com algodão agroecológico plantado e colhido por produtoras rurais do norte de Minas Gerais.

shorts-jeans-cintura-alta-quimono
Moda sustentável: algodão ecológico e cores naturais

Inspirada na vida e história das figuras femininas das comunidades desse pedaço ainda pouco exaltado do Brasil, peças com bordados delicados de flores, casinhas e mulheres enfeitam macacões, quimonos, saias, camisetas, blusões e vestidos.

A cartela de cores é recheada com tons terrosos, azul, mostarda e bege. O tingimento dos produtos também envolveu processos menos impactantes, reutilizando a água da chuva e através de energia solar.

“Estas peças têm um significado especial, pois materializam um trabalho de longo prazo realizado no norte de Minas, com foco na regeneração do solo da região, na geração de renda e no empoderamento das mulheres participantes do projeto. Além disso, o lançamento contribui para o cumprimento do compromisso público que assumimos para 2021, de ter 80% dos produtos com menor impacto ambiental”, diz o gerente sênior de Sustentabilidade da Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.

A coleção está disponível no e-commerce da Renner e em mais seis lojas físicas: rua Oscar Freire, Shopping Ibirapuera e Morumbi Shopping, em São Paulo; shoppings Barra Rio e Village Mall, no Rio de Janeiro; e Shopping Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Leia mais:

Tendências de moda que seguirão em alta em 2021

Fotos: Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img