domingo, abril 28, 2024

Mariana Xavier fala sobre posicionamento nas redes sociais

Como enfrentar a tonelada de informações que circulam nas redes sociais através de suas postagens, entre curtidas e comentários? Para anônimos já é uma tarefa árdua. Imagina então ser uma atriz com alcance nacional e que ainda fala muito bem o que pensa? Conversamos com Mariana Xavier a respeito dessa montanha-russa de emoções do mundo virtual e de como ela encara ataques de ódio e termos que ainda são considerados tabu.

JornaldamodA – Nas suas redes sociais você não tem medo de se posicionar. Como isso aconteceu?

Mariana Xavier – Eu tive um despertar tarde, que foi quando eu me dei conta que tudo envolve política. Isso clareou para mim nas eleições, quando a youtuber Jout Jout fez uma série a respeito do tema. Tudo no nosso meio é fruto de decisões políticas. Se você precisa pagar escola particular, pois a pública não tem vaga ou qualidade, tem relação com decisões políticas. Se você pensar, fomos doutrinados a se isentar de discussões desse tipo. E isso é muito confortável para quem está em camadas de privilégios e quer que a sociedade siga alienada.

JornaldamodA – Você não teme ataque de haters (pessoas que propagam o ódio nas redes)?

Mariana – Sempre tem hater – e nos assuntos mais diversos. Comparado com o que tem por aí, entretanto, eu sofro pouco. Um dos maiores ataques que eu sofri foi na época em que o Silvio Santos fez um absurdo com a Claudia Leitte no Teleton. Eu tinha um canal ativo no Youtube, perto das eleições – todo mundo muito inflamado – e eu fiz um vídeo falando sobre o quão grave foi a mensagem do Silvio. Nessa época, esse vídeo foi alvo de dislike e comentários bizarro, pois o Youtube relacionou o meu vídeo ao de uma youtuber que se intitula “influencer de direita”. Ela falava mal da Claudia Leitte. As pessoas comentavam frases de ódio como papagaios na minha publicação.

JornaldamodA – Como você reagiu? Você apagou os comentários ruins?

Mariana – Eu não apaguei comentários. Vou deixar de viver pra apagar comentário? Eu não! Tem gente que é caso perdido. Não vale a pena a gente gastar a nossa energia. Temos que fazer isso com quem está disposto a refletir, a conversar. Com essa galera muito radical não adianta perder energia. Melhor eu produzir conteúdo para quem está aberto ao diálogo.

mariana xavier entrevista feminismo
Mariana Xavier fala sobre posicionamento nas redes sociais

JornaldamodA – Qual postagem que você fez e te surpreendeu com o engajamento?

Mariana – Uma sobre o termo madrasta. Foi surreal! Rendeu horrores. Eu não esperava que um textão e uma reflexão tão profunda ia dar tanto engajamento. Teve comentários muitos legais, falando de históricos como enteados ou com enteados, mas claro que também teve comentários depreciativos. 

JornaldamodA – Sobre o termo madrasta, que foi tão discutido em suas redes, o que você acha dele?

Mariana – Na entrelinha da discussão, temos a necessidade de atenuar a palavra como “boadrasta”ou “ótimadrasta” e isso demonstra um preconceito que envolve competitividade feminina, mostrando a madrasta como má e inimiga. É um debate muito relevante. 

JornaldamodA – Já que falamos de termos, e ser chamada de gorda? Como você acha que está isso hoje em dia?

Mariana – Eu tento usar a palavra da forma mais natural possível. mas ainda existe um estranhamento de muita gente. É muito delicado, porque de fato não é um xingamento, mas tem o tom que você usa também ao falar. O imaginário coletivo com a palavra gorda ainda é muito negativo.  Tem vezes que deixo de usar porque a pessoa não está confortável com o título.

JornaldamodA – Você tem medo da palavra feminismo?

Mariana – Eu estava refletindo sobre isso esses dias, pois queria mudar minha bio no Instagram e colocar feminista. Só que eu sinto que tem muita gente que tem resistência ao termo. Existem mil formas de militar – todas elas têm alguma utilidade. Os movimentos não são homogêneos, pois temos particularidades. A minha abordagem é mais branda. A minha forma de questionar e militar não é “voadora no peito” e eu entendi isso após as eleições e meus posicionamentos. Se as pessoas têm medo da palavra feminista? Ok. Eu seguirei passando a ideia feminista de qualquer forma, mas de maneira talvez mais sutil, porque as vezes é o medo da palavra e não das ideias que está em jogo.

LEIA MAIS:

SORORIDADE – O QUE É? O QUE NÃO É?

Foto: Instagram.

Leia também

spot_imgspot_img