sábado, abril 27, 2024

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Lavar ou não lavar o cabelo todos os dias?

Essa dúvida é recorrente entre pessoas com fios mais oleosos ou aqueles que fazem atividades físicas constantes.
Apesar de existirem algumas ressalvas, especialistas dizem que não é um pecado entrar de cabeça no chuveiro sete dias na semana:

Lavar o cabelo todos os dias faz mal? Entenda se a questão é mito ou verdade.
Lavar o cabelo todos os dias faz mal? Entenda se a questão é mito ou verdade.

“Lavar os cabelos todos os dias, desde que com bons produtos, e de preferência alternando xampus mais suaves com tratamento específico, não traz problemas à saúde do couro cabeludo ou ao fio”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mas como saber quais são os tais bons produtos?

Prefira xampus neutros feitos com extratos vegetais e busque ativos que façam a reposição de aminoácidos e proteínas, deixando assim a estrutura mais forte. Para quem tem o couro cabeludo sensível, o ideal é optar por xampus transparentes e, se possível, sem sulfatos ou petrolatos.

Suor: o vilão!

Se você tem o couro cabeludo equilibrado, sem excesso de oleosidade ou mesmo ressecamento intenso, a lavagem em dias alternados de fato pode ser mais interessante.

Mas mesmo nessas condições de total normalidade, a lavagem diária também se faz importante caso você seja um habitué de academias. O suor que surge naturalmente após momentos em movimento também vira um problema para couro cabeludo e fios.

A dermatologista Dra. Valéria Marcondes explica que o cloreto de sódio, substância abundante no suor, pode causar obstrução dos folículos, ressecamento dos fios e até mesmo queda, quando em excesso. “Antes da atividade física, use um óleo com ação antioxidante ou leave-in”, explica Dra. Valéria.

Água quente: a vilã

Só que nem tudo são flores quando você opta por lavar os fios diariamente. Para fazer isso cuidando de fato do cabelo, é necessário que o banho tenha a água morna. A água quente prejudica as mechas. É também essencial que a lavagem aconteça durante o dia, pois mesmo secando os fios com secador, o couro cabeludo se mantém minimamente úmido. E dessa forma, existe o risco de proliferação de fungos.

“Além dos danos ao couro cabeludo e provocar dermatite seborreica, lavar os cabelos com água quente provoca a abertura das escamas do fio, pois ajuda a remover a proteção externa onde está a gordura natural de proteção, tornando os fios mais vulneráveis à formação de pontas duplas, ressecamento, além de diminuir o brilho”, alerta a Dra. Claudia Marçal.

A especialista também dá uma dica sutil, mas importante:

“Passe o xampu apenas uma vez e o condicionador apenas no comprimento dos fios”, finaliza.

Leia mais:

Receitinha para fazer o cabelo crescer mais

Charcoal Hair: como conquistar o cabelo cinza?

Dicas para manter o cabelo cheio de saúde

Leia também

spot_imgspot_img