domingo, abril 28, 2024

Juliana Barros – Sororidade nas empresas

Seguindo a nossa série sobre sororidade aqui no JornaldamodA, hoje é dia de entrevistar Juliana Barros, diretora de marketing na categoria Colors, da Avon Brasil, e saber como a sororidade é inserida no cotidiano das grandes empresas.

JornaldamodA – Como outras mulheres te inspiraram ao longo de sua vida profissional a se tornar a pessoa que você é hoje em dia?

Juliana – Consegui perceber a importância de me enxergar em outras mulheres ao longo da minha vida profissional e pessoal. Posso dizer que tive a honra de começar e seguir minha carreira em uma empresa que sempre valorizou as mulheres e teve a maioria delas fazendo parte do seu quadro de executivas: a Avon. Conheci e trabalhei com mulheres fortes, determinadas, estratégicas, inteligentes e, acima de tudo, humanas.

Marise Barroso e Liris Gonçalves foram minhas gestoras e são grandes inspirações para mim. Também trabalhei e ainda trabalho com pares e colaboradoras incríveis que, diariamente, me ensinam e me apoiam, muitas vezes sendo essa a razão de eu querer levantar da cama para ser uma pessoa e uma profissional melhor, por elas. São essas características e legados que gostaria de ter em minha vida, para que também possa ser inspiração para outras mulheres.

Juliana Barros - Sororidade nas empresas
Juliana Barros – Sororidade nas empresas

JornaldamodA- Você acredita que as mentorias e as alianças genuínas entre mulheres podem mudar a realidade de diferença salarial ou condições desfavoráveis, em relação ao gênero, no mercado de trabalho atual?

Juliana – Acredito genuinamente na força e união das mulheres. Ao longo da minha carreira pude apoiar e ser apoiada por mulheres muito especiais. Tive a sorte de trabalhar com diversas profissionais incríveis, e que hoje são minhas amigas fora do ambiente de trabalho também.

Perceber que a aliança que formamos trouxe resultados positivos, inclusive, fora da empresa é uma sensação única. A Avon sempre acreditou nas mulheres. Elas foram a única força de vendas por muitos anos e transformaram a marca no que ela é hoje.

JornaldamodA – Para você, o que é sororidade? Como ela é implementada na empresa em que trabalha?

Juliana – Sororidade vem do latim soror, que significa irmã, ou seja, é estimular a solidariedade entre mulheres, para se apoiarem e conquistarem a liberdade e a igualdade que desejam. É respeitar, ouvir e dar voz umas às outras, sem julgamentos e a essência dessas atitudes é essa união entre nós. Na Avon, posso citar que ela acontece de diversas formas. Atualmente, temos 60% do quadro de funcionários ocupados por mulheres. Ao longo dos meus 24 anos de carreira, eu tive 70% das minhas promoções executadas por gestoras mulheres. Além disso, 80% das promoções em que fui a responsável foram para profissionais mulheres.

JornaldamodA – Poderia citar filmes ou músicas que têm mulheres como protagonistas, diretoras, roteiristas, autoras ou compositoras que te dá mais energia para seguir em frente?

Juliana – A minha cantora favorita é a Rita Lee, uma mulher a frente de seu tempo. Até hoje, é uma das poucas roqueiras do Brasil que sempre pregou a liberdade de ser quem é. Uma mulher autêntica, talentosa e única, uma verdadeira motivação para mim.

De filme, é difícil escolher, mas poderia citar Thelma e Louise, um clássico sobre sororidade. Um filme épico, ainda superatual e recheado de simbolismo no que diz respeito à luta pela liberdade feminina. Super recomendo a todas.

Quanto aos meus hábitos de leituras, não poderia deixar de compartilhar minha autora feminina preferida, Toni Morrison e o livro “O olho mais azul”, uma poderosa reflexão sobre raça, classe social e gênero.

LEIA MAIS:

CARPINEJAR FALA SOBRE MASCULINIDADE TÓXICA

FLAVIA CAMPOS EM CORAGEM, SUBSTANTIVO FEMININO

SORORIDADE: O QUE É? O QUE NÃO É?

Foto Juliana Barros – Sororidade nas empresas: Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img