domingo, abril 28, 2024

Prioli é fã de uma boa noite de sono. Entenda os benefícios

No encontro de lançamento da linha de maquiagem YSL no Brasil, em evento virtual, a apresentadora Gabriela Prioli deu algumas pistas de como cuida da saúde e beleza da pele. E uma boa noite de sono é ponto fundamental.

Gabriela Prioli é fã de uma boa noite de sono. Entenda benefícios
Gabriela Prioli é fã de uma boa noite de sono. Entenda os benefícios. A linha de beleza YSL que tem Gabriela como influenciadora chega ao Brasil no dia 10 de junho com exclusividade ao e-commerce da Sephora e, a partir de julho, nas lojas físicas da rede. O item favorito da apresentadora dentro da coleção que acaba de chegar em solo nacional é a caneta iluminadora Touche Éclat, que dá aquela carinha de noite bem dormida quando você não consegue relaxar direito.

Indo na contramão das rotinas repletas de muitos produtos, como os 10 passos de skincare das coreanas, a advogada e professora universitária disse que acha muito melhor o minimalismo e a intuição: “Minha rotina é simples, de poucos produtos. Muitos passos não funcionam bem para mim. A verdade é que uma boa noite de sono recupera muito a minha pele. Eu acho que eu sinto quando ela precisa de uma hidratação também. Posso ficar uns dias sem fazer uma rotina de skincare, mas aí, no terceiro dia, por exemplo, eu sinto que preciso e vou lá e faço. E tiro muito bem a maquiagem antes de dormir, isso é essencial”, diz Gabriela.

Falar de sono pode ser algo bem trivial (e desafiador, se você for mãe ou pai de crianças), mas faz muito sentido quando o assunto é skincare.

Segundo levantamentos científicos, dormir apenas cinco horas por noite significa duas vezes mais propensão a ter linhas finas, se comparado a uma noite de sono de sete horas.

Além de olheiras e bolsas, incrementadas pela falta de um sono restaurador, a pele também pode parecer menos luminosa se você não está em paz com o seu travesseiro. Isso ocorre porque a insônia causa uma diminuição no fluxo sanguíneo da face, responsável direto por aquele glow.

Segundo a Dra. Livia Salomé, especialista em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard e vice-presidente da Regional Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, uma noite bem dormida pode significar inúmeros benefícios, como manutenção do peso, controle do diabetes, hipertensão, melhora da memória e até da depressão. “Enquanto dormimos, ocorre uma série de processos metabólicos importantes, que garantem o equilíbrio e a harmonia do organismo”, diz.

Por isso, a médica recomenda o consumo de alimentos leves, de fácil digestão e com propriedades calmantes para facilitar o sono, como o abacate, o iogurte com aveia, a banana com nozes ou o leite com mel, por exemplo.

“São interessantes também as bebidas com propriedades calmantes, como o chá de camomila ou o suco de maracujá, que ajudam de forma natural a acalmar, relaxar e dormir bem”, finaliza.

Mas e se você está passando por problemas para relaxar? Antes de mais nada, o aconselhamento com um profissional de saúde é o primeiro passo a ser dado. Agora se você já está bem acompanhado por um médico e quer um boost, que tal investir em massagens?

A massagem é um protocolo de relaxamento e embelezamento, mas também pode ser encarado como uma espécie de terapia, liberando emoções do corpo e incrementando a saúde mental.

Segundo a terapeuta e co-criadora da técnica Descompressão Tecidual Global (DTG), Bianca Drabovski, a massagem vai muito além de uma simples forma de relaxamento. “Com o toque certo é possível, mais do que apenas prazer físico, acessar memórias inconscientes registradas no corpo”, afirma.

Massagem: Aliada do bom sono

Segundo a esteticista Renata França, criadora de técnicas conhecidas como revolucionárias, uma boa massagem faz milagres. “O toque das mãos alivia a dor muscular e, consequentemente, a tensão, o que nos leva a relaxar profundamente e a ter um sono de qualidade”, ressalta.

Passo a passo para um sono saudável

Está provado que receber uma massagem é sinônimo de uma noite de sono mais tranquila. Renata então nos ensina como fazer isso em casa:

Passo 1 – Com as pontas dos dedos, faça movimentos de rotação (circulares) na parte posterior do pescoço – na base do crânio. A região é chamada occipital. Ela costuma tensionar muito. Com esses movimentos, descer até início da região do trapézio.

Passo 2 – Mantendo os movimentos, descer vagarosamente para o trapézio, de fato, colocando certa pressão.

Passo 3 – Passar pela região chamada Romboide (músculo da região dorsal responsável pela retração escapular), fazendo movimentos de amassamento – colocando pressão.

Passo 4 – Nessa mesma região, e então subindo para o pescoço, fazer tamborilamento (dedilhar com pressão).

Passo 5 – Apoiando uma das mãos de um dos lados da cabeça, fazer movimento de alongamento. Repetir do outro lado.

Passo 6 – Com as pontas dos dedos, fazer movimentos circulares pela cabeça (ajuda a aliviar dores de cabeça e até enxaqueca).

Passo 7 – Firmar a ponta dos dedos e fazer tamborilamento na face, com movimentos circulares por toda a extensão do rosto.

Escalda-pés

Outra receita ótima para relaxar e entrar no clima para uma ótima noite de sono é fazer um escalda-pés. A receita veio dos profissionais do Shamash Healing, do Txai Resort Itacaré:

A prática é iniciada com a movimentação dos pés, onde, de acordo com a Medicina Chinesa, estão todos os terminais nervosos e meridianos.

Em seguida, utilizando uma bolinha, faça diversos movimentos. Logo depois, coloque o pé em cima de uma de suas pernas e massageie o seu centro, local onde está situado o meridiano da coluna. Faça movimentos firmes e fortes e solte todas as tensões.

Siga para a área do arco do pé e trabalhe a sola, pressionando toda a região. Depois, abra os dedos dos pés e entrelace os dedos das mãos com os pés e faça uma rotação suave. Em seguida, dê batidas fortes na região do peito do pé e estimule cada dedo, torcendo como se estivesse dando corda em um relógio.

Imersão

Para escaldar os pés é necessária uma bacia com água morna, onde é inserido sal, indicado para o relaxamento. O uso de pedras, flores e cristais também é sugerido. Mas o ingrediente fundamental é o óleo essencial de lavanda, que exerce uma função calmante.

Após o banho deve-se secar bem os pés e colocar uma meia para manter o calor. A técnica é indicada para ser feita durante à noite, antes de dormir, pois auxilia na redução do estresse.

Foto: Divulgação e Instagram.

Leia também

spot_imgspot_img