domingo, abril 28, 2024

Filhas brasileiras relatam como a mãe africana as ensinou a valorizar o cabelo crespo

Do Guiné-Bissau para o Brasil foi um choque para Felizberta Gomes. A africana, acostumada a celebrar os cabelos crespos, percebeu uma realidade um pouco diferente ao chegar em São Paulo. Para ela, a experiência das suas filhas, nascidas no Brasil, fez a distância cultural entre os dois países ficar ainda mais evidente. Ela notou que havia uma grande cultura de alisamento no País.

Felizberta e as filhas

Felizberta conta que na África, onde as mulheres não costumam alisar as madeixas, o crespo é mais valorizado. E que algumas mulheres usam adereços coloridos. Para suas filhas brasileiras – Sheila, e as gêmeas Mara e Lara – houve um grande contraste entre a convivência com a mãe, que passava mensagens de valorização do cabelo natural, e o que vivenciavam no dia a dia. As três, porém, deram a volta por cima, como contam para o site Tudo pra Cabelo. De uma infância marcada por bullying, elas reconheceram o poder de seus cabelos e hoje são modelos.

Sheila comenta que ouvia muitos comentários negativos sobre os penteados que a mãe fazia no seu cabelo quando ia à escola. Mesmo gostando deles, ela era ‘obrigada’ a ficar mudando de penteados até que acabou optando pelas tranças. Aliás, hoje é o seu look do momento.

Felizberta acredita que o fato de ser cabeleireira – um ofício que veio de família – a tenha ajudado a passar confiança para as suas filhas aceitarem seus próprios cabelos e assumirem seus estilos. Opinião a qual, as filhas concordam. Sheila afirma que a mãe a ajudou a ganhar autoestima e a ver beleza nos seus cabelos de diversas formas. Mara concorda e Lara lembra do incentivo que a mãe deu a elas para aceitarem seus cabelos e buscarem diferentes inspirações.

As meninas também lembram de quando eram crianças e não havia bonecas de cabelo crespo no mercado. Felizberta saía a procura, mas não as encontrava. Porém elas comemoram o fato de hoje ser diferente e haver mais opções disponíveis, inclusive com aparência idêntica a elas. E com o dia das mães se aproximando, elas aproveitam para homenagear a mãe como fonte de suas inspirações.

Fotos: Acervo pessoal.

Leia também

spot_imgspot_img