segunda-feira, abril 29, 2024

Como fazer o brigadeiro perfeito?

Em 10 de setembro é celebrado o dia do docinho mais amado – e controverso – do Brasil: o brigadeiro!

torta mousse de brigadeiro praça são lourenço
Torta mousse de brigadeiro – Praça São Lourenço, São Paulo.

Controverso porque a nossa iguaria bem docinha e cremosa já foi alvo de críticas de chefs com renome internacional, como o britânico Jamie Oliver. Mas quem é apaixonado pelas esferas de chocolate tão presentes em nossas festinhas não se importa com esse tipo de questão, afinal, todos os dias é dia de comer um brigadeirinho.

Com história

“Já é conhecida a história do docinho que é unanimidade nacional: foi símbolo de campanha política do Brigadeiro Eduardo Gomes, nos anos 1940. Presente em toda festa de aniversário ou mesmo nas mesas de comemoração dos adultos, ele ganha versões novas ano a ano: são comuns em brigaderias, que diversificam a receita original com sabores ou ingredientes especiais, como nozes, pistache, coco e laranja, entre outros. Além da versão clássica, em bolinhas, pode ser consumido em copinhos ou colheradas”, diz Ana Luiza Trajano, chef do Instituto Brasil a Gosto.

Dicas de chef

A chef Roberta Ferraro, da Dulca, nos conta como fazer o brigadeiro perfeito, mesmo que você já tenha suas cartas na manga, com receitas de familia:

“Cozinhar o brigadeiro em fogo baixo, de preferência em uma panela com fundo grosso. O ponto ideal do brigadeiro é quando desgruda do fundo da panela, mais precisamente quando atinge 95 – 100 ºC”, diz Roberta. Quando atingir o ponto, colocar em um recipiente e cobrir a massa com filme plástico em contato com o produto, para não cristalizar. Guarde a massa na geladeira, por 24 horas, para a mistura descansar. Enrolar só no dia seguinte.

Procure usar sempre ingredientes de qualidade. “Um bom leite condensado, chocolate feito com 100% manteiga de cacau ou mesmo cacau em pó puro fazem toda a diferença. E não se engane com os granulados que encontramos no mercado. Eles são feitos de açúcar com sabor chocolate. De preferência aos 100% chocolate. Eles são mais caros, mas valem a pena”, completa Roberta.

LEIA MAIS:

Fotos “Como fazer o brigadeiro perfeito?”: Mauro Holanda e Giovana Balzano / Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img