quarta-feira, maio 1, 2024

Cinco erros comuns ao lavar os cabelos

Dentro da rotina de cuidados com o corpo e de higiene pessoal está a tarefa de lavar os cabelos. Apesar de parecer algo muito simples, pequenos detalhes deste ato podem comprometer a qualidade e a eficácia da higienização. A hairstylist Lucy Cossenzo reuniu então cinco erros comuns ao lavar os cabelos em casa.

Uma higienização correta dos cabelos está diretamente ligada à saúde dos fios.

Cinco erros comuns ao lavar os cabelos
Cinco erros comuns ao lavar os cabelos

CINCO ERROS COMUNS AO LAVAR OS CABELOS EM CASA

– Água Quente

Um dos maiores vilões dos cabelos é a água quente. Ela resseca os fios e acaba com o brilho natural das fibras. Dê preferência para os banhos com água morna ou gelada (se conseguir).

– Resíduos de xampu e condicionador

Quando você não enxágua 100% o xampu e passa o condicionador por cima, os cabelos ficam rígidos e embaraçados. Garanta, portanto, o enxágue total.

Já sobre o condicionador, foi-se o tempo de deixá-los, mesmo que um pouquinho, nos fios. Hoje temos no mercado excelentes leave-in para serem usados como cremes sem enxágue.

– Lavar somente o comprimento do cabelo e não o couro cabeludo

É na raiz do cabelo que está a oleosidade, o suor e todas as impurezas externas (como a poluição e resíduos de cosméticos). Ao entrar no banho, esfregue também o couro cabeludo com a digital dos dedos (sem raspar as unhas) e apenas deixe escorrer o sabão nas mechas. Enxague.

A dica parece simples, mas é muito comum ouvir relatos de pessoas que passam o xampu apenas no comprimento e pontas.

Problemas simples, como coceira e escamações, frequentemente podem ser resolvidos apenas com uma higienização adequada.

– Esfregar o cabelo com a toalha

O cabelo é cheio de cutículas, camadas finas sobrepostas que fazem a proteção do fio. Ela é semelhante a um vestido com lantejoulas.

Ao esfregar a toalha nos fios as cutículas ficam desalinhadas e até danificadas. Resultado: fios ásperos e porosos.

O ideal é que você seque os cabelos delicadamente, apenas pressionando a toalha para tirar o excesso de água. Tome o mesmo cuidado que você teria com uma roupa de lantejoulas, portanto.

– Usar o produto errado para o seu tipo de cabelo

Cada cabelo tem uma característica que deve ser levada em consideração na hora dos cuidados em casa. Usar o produto apropriado para o seu tipo de cabelo fará com que os fios recebam exatamente o que eles precisam de nutrientes e, assim, fiquem saudáveis.

Como cabeleireira especializada em Terapia Capilar, Lucy Cossenzo alerta que é importante procurar tratamentos específicos para o couro cabeludo de tempos em tempos, inclusive, para uma higienização mais profunda da área. Por isso que a visita ao salão de beleza continua indispensável. Todavia, é no dia-a-dia que você fará a manutenção de todos os cuidados do salão – e isso definirá a saúde dos seus cabelos.

Leia também: Como cuidar dos cabelos envelhecidos?

Sobre a colunista:

Lucy Cossenzo: terapeuta capilar e hairstylist de São Paulo. Atende no ROM. Concept, salão conceito de Romeu Felipe. @lucossenzo

 

Agradecimento: Dayane Aquino.
Foto: Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img