domingo, maio 5, 2024

Bem-estar: gestantes podem investir em massagens

Tratamentos estéticos e dermatológicos, em sua grande maioria, não são indicados para gestantes e lactantes. E o motivo para o veto é sério: cuidar da saúde da grávida e do bebê.

Só que é muito comum, principalmente nos últimos meses da gravidez, sentir pernas e pés com inchaço significativo. Pensando em aliviar esse desconforto, a esteticista das celebridades, Renata França, cria em sua clínica uma técnica que acompanhará a boa ingestão de água e a distância de roupas e sapatos apertados.

massagem para gestante
Massagem para gestante

A técnica é uma adaptação de duas manobras já famosas no espaço, a drenagem linfática e a Miracle Touch, lipoescultura manual. Ela vem com a pressão adaptada, para não causar um aumento no fluxo sanguíneo da gestante. A indicação é de dois encontros por semana, para resultados satisfatórios de corpo livre de inchaços. Inclusive, segundo a especialista, a manobra é capaz de alivia as dores nas costas tão características do período.

“A gravidez é uma das fases mais lindas da vida de uma mulher, mas é acompanhada de muitas mudanças no corpo. A boa notícia é que existem formas de atravessar a fase de uma maneira mais suave. Costumo dizer que a Drenagem Linfática é a massagem da grávida. Não tem nada melhor na vida”, afirma Renata. “Além da sensação de bem-estar, a massagem reduz o inchaço, celulites e melhora a textura da pele. Tudo isso a partir da primeira sessão”, destaca.

Já a Miracle Touch uniformiza a textura da pele, define músculos, desincha e reduz medidas de pernas, braços e cintura. Ela dura cerca de uma hora e é feita em uma posição confortável para gestantes.

Os resultados são imediatos e duram entre dois e três dias, de acordo com cada organismo. Mesmo sendo indicada para mulheres em qualquer período gestacional, o ideal é pedir o aval do médico que acompanha a gravidez.

Pessoas que estão com processo infeccioso e/ou inflamatório ou com trombose não devem realizar as massagens.

Além da Miracle Touch especial para gestantes, também é possível fazer as manobras criadas por Renata em casa. Pegue um óleo corporal ou um hidratante e tenha momentos de cuidado, agora para as que não estão grávidas:

Automassagem para fazer sozinha, em casa. Só precisa de um pouco de habilidade, paciência, óleo corporal ou hidratante.
Automassagem para fazer sozinha, em casa. Só precisa de um pouco de habilidade, paciência, óleo corporal ou hidratante.
  1. Com as mãos espalmadas, faça a abertura dos gânglios cervicais, acima da clavícula, para descongestionar as vias.
  2. Ainda com as mãos espalmadas, faça um movimento de bombeamento na axila oposta e repita três vezes em cada lado. Isso desobstruirá os gânglios axilares e mamários.
  3. Envolva o braço com a mão e a deslize do cotovelo ao ombro com uma pressão firme e contínua. Repita cinco vezes em cada braço.
  4. Posicione os dedos indicador e médio acima da fossa cubital, a parte de trás do cotovelo, e pressione três vezes em cada lado.
  5. Envolva o antebraço com a mão e a deslize do punho à fossa cubital. Repita três vezes em cada braço.
  6. Para trabalhar os gânglios do abdômen, posicione as duas mãos na barriga, deixando os dedos encaixados acima dos ossos dos quadris e o polegar para dentro. Pressione suavemente por três vezes.
  7. Com uma mão sobre a outra, faça movimento circulares ao redor do umbigo, com pressão firme, em sentido horário e repita três vezes. Essa manobra auxilia o intestino a funcionar melhor.
  8. Ainda com as duas mãos na barriga, aperte a gordura em movimento de amassamento. Faça isso do lado direito para o esquerdo, levando a parte segurada para baixo. Não esqueça das laterais!
  9. Como se fossem beliscões, faça movimentos “pinçando” toda a barriga. Isso vai aumentar o fluxo sanguíneo e estimular a queima de gordura na região.
  10. Com os dedos para baixo, posicione as mãos espalmadas na cintura e deslize-as até o meio da barriga, onde estão localizados os ductos torácicos.
  11. Na sequência, continue o movimento anterior e finalize descendo as mãos pressionando a barriga até abaixo do umbigo. Repita por cinco vezes.
  12. Envolvendo a cintura com as mãos, junte-as até que se cruzem no centro do abdômen. A pressão deve ser firme. Repita por quatro vezes.
  13. Com as duas mãos, segure os flancos (aquela gordurinha na lateral da cintura) e faça manobras de amassamento. Repita do outro lado.
  14. Posicione os indicadores na virilha e pressione três vezes para ativar os gânglios inguinais da região.
  15. Envolva a coxa com as duas mãos e faça um movimento de deslizamento ascendente – do joelho à virilha. Repita por três vezes.
  16. Deslize os punhos fechados pela coxa em movimento ascendente até contornar o glúteo. Essa manobra ajuda a levantá-lo e melhora a textura da pele. Repita por três vezes.
  17. Pegue a parte interna da coxa e faça movimentos de amassamento, pinçando a gordurinha do joelho até a virilha.
  18. Espalme as mãos na parte externa da coxa e deslize-as até o meio da perna.
  19. Coloque a mão na parte de trás do joelho e bombeie por três vezes.
  20. Deslize as mãos do tornozelo ao joelho quantas vezes achar necessário. O movimento ajuda a combater a retenção de líquido da canela e da panturrilha.

Para encontrar uma terapeuta capacitada para esta técnica específica, o ideal é entrar em contato pelo site www.sparenatafranca.com.

LEIA MAIS:

Retiro de bem-estar ao lado de um mar azul

Lábios: pequenos cuidados em dias secos e frios

Leia também

spot_imgspot_img