sábado, abril 27, 2024

Aeróbico é melhor antes ou depois do treino de musculação?

A atividade física faz muito bem para a saúde, física e mental. Todavia, existem algumas questões de como e quando fazê-la que ainda confunde até mesmo quem já está habituado a suar a camisa.

Aeróbico é melhor antes ou depois do treino de musculação?

E uma delas é se o treino aeróbico (como a bicicleta, a esteira e o transport) é melhor antes ou depois da musculação?

Quem responde essa dúvida é o nutrólogo e ex-atleta Dr. Thiago Volpi:

Aeróbico antes da musculação

Correr ou pedalar antes de um treino com peso é indicado para quem quer aumentar a resistência. O corpo descansado permite que você desempenhe essa atividade física por mais tempo, afinal, está com mais fôlego e energia.

Se você estiver cansada para fazer a musculação na sequência, use-a como um complemento, com carga mais leve, para evitar lesões.

Aeróbico intercalado com a musculação

Essa é uma ótima alternativa para quem tem como objetivo perder gordura e acelerar o processo de emagrecimento (pois aumenta a frequência cardíaca e acelera o metabolismo – além de proporcionar um gasto calórico mais significativo).

O aeróbico intercalado com a musculação é quando você realiza duas ou três séries de exercícios com peso e, em seguida, faz um HIIT – estímulo aeróbico de alta intensidade e curta duração.

Após o HIIT, descanse por 1 ou 2 minutos e o ciclo se repete novamente.

Aeróbico após a musculação

Começar pela musculação é a melhor opção para aqueles que procuram aumentar a massa magra e ganhar força, já que o praticante terá mais energia para sequências de maior carga e por mais tempo. Portanto, utilizar o seu pico de energia na musculação é o ideal para quem quer ter um gasto energético e trabalhar a musculatura ao mesmo tempo, tonificando os músculos e ganhando mais massa magra, o que resulta em menos gordura. Nesse caso, o aeróbico entra na rotina de exercícios apenas como um complemento para gastar mais calorias.

Todavia, a endocrinologista Dra. Gabriela Iervolino, médica formada pela UNIFESP e FMABC, titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, diz que quando você faz exercício de musculação antes do aeróbico você inibe uma proteína que faz com que o músculo desenvolva em seu maior potencial. “Por isso que é essencial que primeiro você faça o aquecimento no próprio aparelho (com uma carga menor) e depois passe para os exercícios de musculação de fato. Finalize a atividade com os aeróbicos, para queimar gordura”, explica.

O tecido muscular é considerado um órgão metabólico, sendo responsável por liberar alguns hormônios bons para o organismo. Além disso, protege o osso, dá equilibro e acelera o metabolismo.

Foto: Karolina Grabowska: https://www.pexels.com/pt-br/foto/acessorio-ativo-movimentado-atividade-4498574/

Leia também

spot_imgspot_img