sábado, abril 20, 2024

Receita termogênica de chá com canela e gengibre

Chás são reconfortantes e, por esse motivo e tantos outros benefícios que trazem ao corpo e mente, marcam presença em spas e centros de bem-estar fazendo muito sucesso.

Como explica a nutróloga Thaisa Albanesi, se tomada logo após fazer uma terapia relaxante ou estética, tais infusões podem potencializar a drenagem de toxinas e estimular o organismo. Dentro dessa corrente de sabores, um bom chá de canela e gengibre pode ser uma receita simples e funcional para incrementar o dia a dia.

A canela e o gengibre
Esses dois ingredientes cheios de aromas tão marcantes são considerados termogênicos, elementos que estão muito em alta quando o assunto é controle do peso:

“Os principais alimentos termogênicos incluem pimenta vermelha, óleo de coco virgem, canela, chá verde, guaraná em pó, cacau, gengibre e alimentos ricos em ômega 3”, explica Dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro) e diretora responsável pela Clínica Adah. Ela completa:  “O recomendado é que os alimentos termogênicos sejam ingeridos de 30 a 60 minutos antes do início da prática de exercício físico, para ajudar na queima calórica e melhora da performance. Mas o consumo deve ocorrer somente no período da manhã e da tarde e nunca antes de dormir, pois a otimização do processo da queima de calorias e a aceleração do metabolismo podem atrapalhar o sono”.

LEIA MAIS:
Mousse de chocolate proteica
Sucos funcionais: dicas e receitas
Exposição Christian Dior

Apesar de tantos benefícios, pessoas com hipertireoidismo, hipertensos, cardiopatas, gestantes, lactantes, pessoas com úlceras, enxaquecas ou alergias só devem consumir esses alimentos de acordo com orientação médica.

Receita termogênica de chá indiano com canela e gengibre
Receita termogênica de chá indiano com canela e gengibre

Receita Chá Indiano: 

  • 04 a 05 pedaços de canela em pau
  • 02 colheres de sopa de gengibre sem casca em pedaços pequenos
  • 500 ml de água
  • Mel (opcional)

Preparo:
Leve ao fogo um recipiente com água, adicione a canela e o gengibre, deixe ferver por 20 minutos ou até alcançar uma coloração marrom escura. Desligue o fogo. Deixe o chá em repouso por mais 5 minutos. Se preferir, pode adoçar com mel.

Serve 4 pessoas. Ideal consumir no mesmo dia.
Receita cedida pelo Buddha Spa.
Fotos: Divulgação.

Leia também

spot_imgspot_img